quinta-feira, 26 de maio de 2011

DECALQUE do CHASSI

O número de chassi é o principal identificador individual de um veículo. Ele é formalmente designado pela legislação de Número Identificador Veicular-NIV. O segundo na importância é o número do motor.

O decalque do número do chassi é exigido para primeiro emplacamento do veículo e para alguns casos excepcionais. O objetivo é preservar o formato e configuração original do número, caso seja necessárias futuras consultas por suspeição de adulteração.

Algumas concessionárias ou lojas, ao vender o veículo já entregam o DANFE junto com o decalque do chassi. Outras simplesmente esquecem ou não fazem questão de prestar um bom serviço.

Para decalcar o número de chassi é necessário pôr um pedaço de papel sobre o número e passar um lápis sobre os dígitos alfanuméricos. O lápis mais adequado é o de carpinteiro.

Caso o adquirente do veículo encontre dificuldade em localizar o número do chassi, bem como decalcá-lo, pode procurar o setor de vistoria ou emplacamento do Posto de Atendimento do DETRAN, antes de procurar o atendimento administrativo, que os servidores providenciarão o decalque para ele em etiqueta adesiva padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário